27.12.2019

O presépio da Igreja da Adoração no Monte Schoenstatt

Schw. Gretelmaria Wolff

O presépio da Igreja da Adoração no Monte Schoenstatt recebeu

2.128 cliques em “gostei” no Facebook

o maior número de “Curtidas”.

No início do Advento, VaticanNews fez o convite para enviar fotos de presépios favoritos e para classificá-las com ” Curtidas”.

O presépio mais apreciado dos mais de 100 presépios enviados à redação foi apresentado ao Papa Francisco, no dia de Natal, e ele o abençoou e todos os que o visitam. É um presente especial para todos os visitantes que, neste ano, participam dos “10 minutos junto ao presépio”.

Neste ano, todos eles estão incluídos nesta bênção

Ines Schaberger de VaticanNews que, com muita alegria, pôde mostrar a imagem do nosso presépio ao Santo Padre, relata numa entrevista:

“Papa Francisco sorriu e se alegrou ao ver as fotos dos presépios. Já conhecia na América Latina o ganhador da competição de presépios, o Movimento de Schoenstatt. Meu colega Mario Galgano pediu que abençoasse com o presépio também os 10.000 visitantes, que ali chegam anualmente para participar das orações das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Papa Francisco colocou a sua mão sobre a foto do presépio de Schoenstatt, ficou um momento em silêncio e fez o sinal da cruz sobre a foto. “Bonito”, disse ele. Quando expliquei que recebemos as imagens de mais de 100 presépios da Áustria, da Alemanha e da Suíça, ele também abençoou a estes”.

Informações sobre o presépio na Igreja de Adoração:

O primeiro presépio da Igreja de Adoração foi confeccionado com argila escura e montado sobre Sisal. Mais tarde, este presépio foi enviado para a Casa Provincial, em Quarten/Suíça.

Na procura de um presépio maior, as Irmãs da Adoração descobriram uma amostra do presépio atual na exposição de presépios “Krippana”, em Monschau. Um escultor de Wiederbrück havia confeccionado as figuras para uma paróquia. Como este senhor já havia falecido, a sua esposa esculpiu as imagens conforme a matriz que ele deixou. Podemos afirmar que o presépio foi projetado e realizado por um casal de artistas. Seu nome é Hartmann/Rochelle.

Em 1979, pela primeira vez, o presépio foi montado sobre um pano verde, na parte esquerda do altar, com as figuras do Menino Jesus, de Maria e José e de alguns pastores e ovelhas.

Para o Natal de 1981, a Irmã da Adoração Ir. M. Lucida Mächler e o funcionário Herr Wolfsberger planejaram e construíram o estábulo e a paisagem. Aos poucos, as outras partes foram acrescentadas: o regato, o poço, o galinheiro, o tronco para cortar lenha, os animais e as plantas.

Também o número de figuras aumentou: Os três Reis Magos e o camelo com o guia foram acrescentados. Para o Ano Santo de 2000, o estábulo recebeu um portão que foi aberto solenemente durante a Celebração da Noite Santa.

Info auf VaticanNews

10 Minuten an der Krippe  –  Info und Impressionen