18.11.2023

Ir. Beáta-Mária Horwáth
Romênia

Pode-se sentir a Mãe de Deus presente

Com grande alegria e gratidão organizamos duas peregrinações da Romênia para Schoenstatt, neste ano. Os peregrinos e membros das famílias retornaram com muito entusiasmo e querem ir novamente.

As famílias relatam:

A Mãe nos educa

De 7 a 11 de agosto de 2023, um grupo de famílias, da paróquia de Dorobanți teve a oportunidade de fazer uma peregrinação para Schoenstatt, na Alemanha. “Bem cedo, fomos para Budapeste, na Hungria,  e de lá pegamos um avião para Colônia, na Alemanha. Chegamos em Schoenstatt à tarde e nos hospedamos na casa Tabor. Desde a chegada, ficamos impressionados com a beleza do lugar. À noite, o Pe. Péter Szabó presidiu a Santa Missa para nós, no Santuário Tabor.

No Vale de Schoenstatt, a Ir. M. Böbe Tari nos contou sobre a história do Santuário Original e como o Movimento de Schoenstatt surgiu, como a Mãe de Deus começou a educar ali os estudantes, por meio do Pe. Kentenich, para se tornarem personalidades sacerdotais, fortes e livres. Visitamos o Colégio onde o Pe. Kentenich lecionava na época, tivemos a oportunidade de rezar na capela e participar da Santa Missa no Santuário Original. Foi bom ver como jovens e idosos escreveram suas mensagens à Mãe de Deus, colocando-as na talha, que traz o lema do Movimento: “Nada sem vós, nada sem nós”, ou seja, fazemos tudo junto com a Mãe de Deus e ela faz tudo por meio de nós.

No Monte Schoenstatt visitamos a Igreja da Adoração, com o túmulo do Pe. Kentenich, a Casa Padre Kentenich e sua moradia, na Casa de Formação. Ficamos impressionados com o tamanhão tão pequeno e como era simples o seu quarto, como a sua vida era tão singela. Na exposição missionária, pudemos ver os países onde as Irmãs trabalham como missionárias e ter uma visão geral sobre a cultura desses países.

Durante estes dias, foi imperdível também o passeio de barco, no Rio Reno, e uma visita ao Deutsches Eck, em Koblenz. Finalizamos nossa peregrinação com uma Santa Missa, no Santuário de Tabor, e voltamos para casa, tarde da noite, cansados, mas gratos e com muitas vivências no coração. Estamos tratos por termos visitado o Santuário Original, da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Do grupo de Peregrinos

Uma senhora escreve:

“De 1º a 5 de setembro de 2023, fizemos uma peregrinação à Schoenstatt. Éramos em 35 pessoas, das Dioceses de Timisoara e de Satu Mare. O percurso em ônibus, de cerca de 2.800 km, de Timisoara, na Romênia, até Schoenstatt, na Alemanha, nos deu a oportunidade para rezar e cantar muito.

Ir. Beata-Mária, responsável pela peregrinação, nos apresentou ao mundo e a espiritualidade de Schoenstatt, com várias reflexões e histórias, explicando elementos essenciais como a Aliança de Amor, o Capital da Graças, as Graças de Peregrinação, a Autoeducação, a Talha etc.

Na primeira parada, em Kahlenberg, perto de Viena/Áustria, fomos acolhidos pelas Irmãs de Maria, com muito amor e um sorriso caloroso. Depois do jantar, a Ir. Ingrid-Maria levou-nos ao Santuário de Schoenstatt, em Kahlenberg, e nos contou sua história, com destaque para quatro coisas: a Talha, as rosas, o livro da aliança e o cálice do Pe. Reinisch. Todos estes símbolos são importantes para a vida do Movimento de Schoenstatt nesse local. Soubemos também que, foi a partir de Viena, que as Irmãs prepararam o caminho e iniciaram a missão da Mãe e Rainha de Schoenstatt na Romênia.

Quando no dia seguinte, finalmente, chegamos a Schoenstatt, já era muito tarde da noite. Mas, as Irmãs de Maria nos receberam com o mesmo sorriso caloroso, como se tivéssemos chegado na hora certa.

No domingo, após a missa, na qual o Pe. Kapor nos falou sobre o Pe. Kentenich, visitamos o local, na Casa de Formação, onde morava o Pe. Kentenich, a Igreja da Adoração, com seu túmulo, e a exposição da Casa de Encontro com o Pe. Kentenich, onde se pode ver a imagem de Maria, diante da qual sua mãe consagrou o pequeno José, de oito anos.

Esta experiência transformadora lançou as bases para a Aliança de Amor, que ele, com seus alunos, selou solenemente com Maria, a 18 de outubro de 1914, no Santuário Original. O que é resumido no lema: Nada sem vós, nada sem nós. Vivamos esta Aliança, confiando em Maria e seguindo o seu exemplo, para que também nós possamos tornar-nos cada vez melhores.

Na Santa Missa, no Santuário Original, oito de nós selamos a Aliança de Amor, um compromisso com Maria, com Deus e com a comunidade do Movimento de Schoenstatt. Um detalhe especial é que a Imagem Peregrina Auxiliar da Europa – a Rainha da Nova Evangelização – estava lá e nós a trouxemos no ônibus conosco, para a Romênia, a fim de que ela visite muitos lugares e pessoas aqui, nas próximas semanas.

Em nossa viagem de retorno, numa curta parada em Würzburg/Alemanha, houve um encontro alegre com a Ir. M. Aenn, que alguns de nós conhece, devido ao seu trabalho anterior, com a Juventude Feminina de Schoenstatt, na Romênia. Ela nos mostrou a secretaria do Pe. Kentenich ali, onde ele recebia pessoas que o procuravam com perguntas ou pedindo conselhos. Na pessoa do Pe. Kentenich, muitas pessoas experimentaram o amor de Deus, a realidade do céu.

Para mim, Schoenstatt é um lugar que se tornou verdadeiramente belo, por meio da vida, da oração e dos sacrifícios do Pe. Kentenich e de todos aqueles que o acompanharam, de modo especial pela Mãe de Deus, cuja presença é palpável neste lugar. Embora o grupo já tenha se separado, sei que todos nos lembramos, com o coração grato, desses dias de peregrinação, das Irmãs de Maria, que estavam sempre sorrindo, e do milagre que a Mãe e Deus operaram em nós, que pode até não ser espetacular, mas é bem real e verdadeiro.

Nada sem vós, nada sem nós!”

(Timea Zöld)

Peregrinação dos Estudantes

Sou a principal responsável pelo trabalho com a juventude da diocese, desde 2019, juntamente com um padre. Muitos alunos sentem-se bem em casa em nossa casa e no Santuário. São muitas as experiências, atividades e tarefas. Embora nós, Irmãs de Maria, não tenhamos muito tempo para o trabalho direto com para os Ramos do Movimento de Schoenstatt, atuamos a partir da espiritualidade e dos valores de Schoenstatt. Com isso, é sempre crescente nos jovens o desejo de aprender mais sobre Schoenstatt. Pelo desejo deles, planejamos uma peregrinação para Schoenstatt, de 27 de dezembro de 2023 a 03 de janeiro de 2024, com 16 jovens. Durante o retiro, a Ir. M. Andreea explicou-lhes sobre a Aliança de Amor com o MTA e seus corações se inflamaram. Alguns dos alunos até decidiram selar a Aliança de Amor com o MTA no Santuário Original. Então, nós, Ir. M. Andreea e eu, Ir. Erika-Mária, voaremos para Schoenstatt com eles. Desta forma, nosso lema se torna realidade:

“Ela é a grande Missionária, ela fará milagres!”

Ela atrai corações juvenis e educa-os para serem instrumentos úteis em suas mãos.